domingo, 22 de janeiro de 2012

Loja Maçônica José do Patrocínio

RESOLUÇÃO Nº 002/2011
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam registradas como Patrimônio Cultural do Município de Campos dos Goytacazes, as seguintes entidades promotoras de arte e cultura, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO CULTURAL
LOJA MAÇÔNICA JOSÉ DO PATROCÍNIO

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
ORAVIO DE CAMPOS SOARES
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - Aos dois dias do mês de abril de 1978, um grupo de maçons da Loja Perseverança II nº 8, do Oriente de Macaé, reunidos no Templo da Loja Maçônica Atalaia do Sul, resolveram fundar uma nova Loja Maçônica em Campos dos Goytacazes.
Àquela reunião, estavam presentes os irmãos: ANIBAL SATURNINO DA SILVA, CECILIO AGUIAR JUNIOR, ARMANDO NUNES, CARLOS ASSIS BRAUER, CAROLINO CURVELO BENJAMIM, PÉRICLES VELOSO DE ASSIS, JOSÉ CALIL FILHO, JORGE BATISTA PINTO, EDVAR VIANA TAVARES, LUIZ CYRIACO, MAZÔ ATHAYDE, NORMAN FRANCO MARINHO, JAIME SILVA, ALVAIR SILVA BENJAMIM, JONAS SOUZA, ARMANILDO DA SILVA NUNES E JAIME PINTO.
Ao denominarem-na, a escolha recaiu em um ilustre campista, reverenciado no cenário nacional, como um dos mais destacados abolicionistas: JOSÉ DO PATROCÍNIO.
FUNDAÇÃO: em 02/04/1978, no Templo da Loja Maçônica Atalaia do Sul, na Avenida Rui Barbosa nº 989, Campos dos Goytacazes/RJ.
INSTALAÇÃO E REGULARIZAÇÃO: em 13/05/1978, com a presença do Grão-Mestre Waldemar Zveiter, no Templo da Loja Atalaia do Sul.
LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL: em 30/08/1997 pelo Sereníssimo Past Grão-Mestre Luiz Zveiter, com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre Paulo Roberto Ribeiro Lengruber. (Realização do SEMABRA)
PRIMEIRA SESSÃO NO TEMPLO PRÓPRIO COM LUZ ELÉTRICA: 31/01/97

Nenhum comentário:

Postar um comentário