domingo, 22 de janeiro de 2012

Sociedade Musical Nossa Senhora das Dores

RESOLUÇÃO Nº 002/2011
O presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal - COPPAM - no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 3º da Lei 7.527, de 19 de dezembro de 2003, alterada pela Lei 8.151, de 26 de março de 2010, e em cumprimento o que estabelece o Artigo 172, inciso II, letra “f”, da Lei Orgânica do Município, e o Artigo 30, inciso IX da Constituição da República,
RESOLVE
Artigo 1º - Ficam registradas como Patrimônio Cultural do Município de Campos dos Goytacazes, as seguintes entidades promotoras de arte e cultura, consideradas de grande expressão cultural e histórica e referências dos foros de civilização dos munícipes:

PATRIMÔNIO CULTURAL
SOCIEDADE MUSICAL NOSSA SENHORA DAS DORES
(DORES DE MACABU)

Artigo 2º - Fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura e do COPPAM - Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal -, de acordo com o Artigo 226 e 229 da Lei Municipal 7972, de 31/03/2008, o desenvolvimento de projetos de valorização cultural pertinentes a este ato.
§ Único - Sejam os incisos do artigo anterior lançados no Livro de Tombos.
Artigo 3º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.
Campos dos Goytacazes, 27 de Dezembro de 2011.
ORAVIO DE CAMPOS SOARES
Presidente do COPPAM

HISTÓRICO - A Sociedade Musical Nossa Senhora das Dores, foi fundada em 11 de junho de 1911, inicialmente sua sede era em uma casa na Praça Nossa Senhora das Dores. Na década de 50, Francisco Rangel, com a colaboração dos produtores de cana, construíram a sede que possuem hoje.
Nas décadas de 1910 e 1920, alguns oposicionistas dos fundadores da SMNSD, fundaram outra banda com intenção clara de desestabilizar a Banda da Comunidade, importaram músicos inclusive da cidade de Itaperuna e naturalmente pelos custos, em uma Comunidade pequena, não conseguiram sua manutenção e ela se dissipou.
Com a importação desses músicos, naturalmente de qualidade e formação superior, e com a dispersão da nova Banda, eles sentiram a necessidade de se aproximar da Banda da Comunidade, com isso, o nível técnico cresceu e obtiveram grande progresso, chegando a exportar para o Rio de Janeiro grandes músicos.

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